LinkedIn: A rede social profissional

2 Dec 2019

 

 

 

O LinkedIn, plataforma lançada em 5 de maio de 2003, atualmente é a maior rede social profissional do mundo. É, sem dúvidas, uma das melhores “vitrines” da carreira profissional de uma pessoa, afinal, nela é possível inserir informações como áreas de atuação, empresas nas quais já trabalhou, cargos, atividades profissionais e diversas outras, como um currículo mesmo, só que mais completo e com muitas funcionalidades para explorar.

 

A rede social profissional busca conectar profissionais de todas as áreas (muito networking), fortalecer carreiras, ajudar a inserção de desempregados no mercado de trabalho e ainda facilita o recrutamento de novos profissionais para trabalhos formais e informais. Afinal, cerca de 56,4% das empresas estão no LinkedIn, segundo dados da pesquisa “Social Media Trends 2019”, e muitas delas divulgando vagas diariamente.

 

 

POR QUE É IMPORTANTE TER UM PERFIL COMPLETO?

 

O perfil no LinkedIn deve descrever o profissional que é com o máximo de detalhes possível. Quanto mais completo, com mais informações, melhor! Isso é um fator estratégico para se aproximar de outros profissionais e chamar a atenção de grandes empresas que também estão na rede social. É, basicamente, uma forma de se apresentar ao mercado, por isso é muito importante que o perfil seja completo. A própria plataforma, quando se realiza o cadastro, sugere preencher os principais campos, como:

 

-Formação;

-Cargo atual;

-Área de atuação;

-Localização;

-Foto de perfil e capa;

-Competências;

-Resumo das experiências profissionais.

 

 

DICAS

 

- Escreva um bom resumo profissional 

Em poucas linhas, conte sobre as principais experiências e os principais objetivos com a vida profissional.

 

- Escolha uma boa foto

Não necessariamente precisa colocar uma foto muito formal. Na verdade, depende da sua área de atuação. Se sua área de atuação é mais despojada, por exemplo, não faz sentido uma foto com camisa social e gravata. Quanto mais transparência, melhor.

 

- Preencha todos os campos

Além dos principais campos sugeridos pela plataforma, há também como citar na rede social os trabalhos voluntários que já fez, licenças e certificações, entre outros. 

 

 

O QUE PUBLICAR NO LINKEDIN?

 

O ideal é publicar conteúdos relativos à sua área de atuação, dicas e conhecimentos profissionais. Compartilhar notícias atuais sobre assuntos relacionados à sua área de atuação também é uma boa ideia, pois é uma forma de demonstrar que está atento aos acontecimentos. Mostre ao mercado de trabalho que você entende sobre sua área. Fazer publicações de artigos autorais na rede social é uma excelente forma de ser reconhecido como um profissional qualificado.   

 

Se você ainda não está no LinkedIn, não perca tempo e faça logo um perfil. Não esqueça de preencher todos os campos, compartilhar experiências, artigos, interagir com profissionais da área e, principalmente, seguir os perfis das grandes empresas que também estão na rede social profissional.

 

 

TENHO UMA EMPRESA, PRECISO TER UMA PÁGINA EMPRESARIAL?

 

Não necessariamente. Por ter esse perfil mais business, no LinkedIn não tem muito espaço para aquele bom e velho varejo. O foco é B2B ou seja, negócios de empresas para empresas. É por isso que o setor de serviços se destaca mais nessa rede.

 

Além disso, fazer anúncios nessa plataforma não é barato, já que é possível criar estratégias com segmentações muito específicas. E se sua empresa não conversa diretamente com esse público você vai acabar perdendo dinheiro.

 

O ideal é que cada caso seja avaliado separadamente. Uma boa agência de marketing digital pode fazer um diagnóstico e avaliar se sua empresa tem perfil para estar no LinkedIn, qual deverá ser o tom de voz usado, quais os tipos de conteúdo deverão ser gerados e etc.

 

Ah! Mas principalmente, não crie uma página se não tiver condições de manter frequência nos conteúdos. Se um usuário segue uma página é porque ele tem interesse em receber informações sobre aquela empresa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Entre em Contato
Funcionamento

Segunda a Sexta:

9h00 às 18h00

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Agência HOPO

Rua Marco Aurélio de Miranda, 406, sala 503 Buritis | Belo Horizonte | MG 

© 2019 por Agência HOPO