8 ferramentas/estratégias de marketing digital para você utilizar na sua empresa

20 Nov 2017

 

 

Dentro do marketing digital existem inúmeras formas de trabalhar a comunicação da sua empresa. O que você precisa é identificar o perfil dos seus clientes e as suas necessidades, traçando então  estratégias relevantes e eficazes.

 

Separamos algumas opções de marketing digital para te ajudar a entender o quão amplo essa área é e como existem meios mais eficazes e direcionados para o seu negócio:

 

1 - Redes sociais

Existem inúmeras rede sociais disponíveis no mundo, mas você terá tempo ou dinheiro para gerar conteúdo e cuidar da gestão de todas? E, além disso, seu público-alvo está presente em todas elas? Tenho certeza que a resposta é: não!

Facebook, Instagram, Linkedin, Google+, Twitter, Pinterest, Youtube, etc… O primeiro passo é entender onde o seu público está!

 Atualmente, a maioria das pessoas estão ativas nas redes sociais, acessando-as várias vezes de seus smartphones durante todo o dia. Só que não adianta ter uma loja de roupas femininas e ter um Twitter para gerar conteúdo, concorda? As mulheres querem ver as roupas que você vende e nada melhor que um perfil no Instagram para usar de vitrine virtual.

Pesquise sobre cada rede social, conheça seu público e entenda a sua necessidade. A partir daí é só gerar um conteúdo de qualidade e planejar campanhas com boas estratégias.

 

2- Blog

Quer se tornar referência na sua área? Tenha um blog e gere conteúdo de qualidade e confiável.

É desta forma que você conseguirá tráfego em seu site e consequentemente mais clientes, já que as pessoas sempre te procurarão quando estiverem pesquisando sobre o que você vende.

O blog é uma forma de fazer com que o cliente te encontre.

Imagine que você tem uma clínica odontológica e que seu blog possua informações sobre as principais dúvidas dos pacientes relacionados a saúde bucal. Todas as vezes (ou quase todas) que alguém pesquisar sobre algum problema bucal encontrará o seu blog explicando detalhadamente sobre a dúvida dessa pessoa. Ela entenderá o que está acontecendo com ela, mas não poderá se tratar sozinho, então ela entrará em contato com sua clínica para fazer um orçamento ou já agendar um consulta. Porque ela pesquisou sobre algo que está acontecendo e encontrou um lugar que tirou suas dúvidas de forma confiável.

A intenção do blog é essa, que você possa gerar conteúdo para seus clientes de modo que eles confiem em você e te procure em momentos que precisarem do seu produto ou serviço.

  

3 - E-book

Além de ser uma forma de gerar mais conteúdo para o seu público e aumentar mais sua chance de ser referência na sua área, o e-book pode fazer parte de uma grande estratégia para gerar leads.

Como costuma ser difícil conseguir alguns dados dos clientes em potencial ou chegar até eles de uma forma mais precisa, o E-book tornar-se uma moeda de troca nessa situação.

Você cria uma landing page no seu site ou faz anúncios nas redes sociais anunciando o E-book grátis: “Baixa grátis E-book explicando tudo sobre o que você quer saber” e quando seu cliente em potencial clicar ele será direcionado a deixar o email ou celular antes de iniciar o download.

Como ele está muito interessado ele vai deixar o email ou o celular e a partir daí você tem um contato direto com ele.

 

4 - Email marketing

Sabe o email que você conseguiu com a estratégia de um e-book? É hora de trabalhar com ele! E como foi o cliente que o passou ele estará mais receptivo ao que você enviar.

Então envie convites, promoções, novidades... com layouts leves, bonitos, criativos e com mensagens claras. Ninguém perde 30min lendo um e-mail com barra de rolagem.

 

5 - Disparo de SMS

Assim como os e-mails é possível trabalhar com mailing de números de celular. Existem inúmeras plataformas online que disparam milhares de SMS em segundos e tudo homologado pelas operadoras de celular. 

Só lembre que para esse tipo de solução a mensagem deve ser curta e objetiva. Em alguns casos é possível colocar o link encurtado de uma landing page ou uma opção de resposta como: responda sim para ganhar um desconto.

Só se atente a plataforma que for utilizar. Entenda todas as funcionalidades que ela oferece.

Os retornos são imediatos.

 

6 - Link patrocinado

Tudo atualmente é pesquisado no Google. Desde o endereço de um salão de beleza a física quântica. 

Sem dúvidas o dinheiro investido no Google AdWords te trará resultados. Claro que a escolha das palavras-chave e segmentação dos anúncios precisa ser feitas da forma correta.

É um engano pensar que ninguém pesquisa sobre o que você vende no Google.

 

7 - Rede de display

Os anúncios de rede de display também são criados na plataforma Google AdWords e disponibiliza seus anúncios em lojas virtuais, sites de busca e outras páginas na web. A partir da segmentação do seu anúncio o cliente em potencial é impactado nos sites da preferência dele. Ou seja, seu anúncio aparece para pessoas com o perfil que você segmentou em sites ou plataformas que ele mais acessa!    


8 - SEO

Search Engine Optimization, ou, em português, Mecanismo de Otimização de Pesquisa,  busca melhorar a posição do seu site em plataformas de busca como o Google, ou seja, seu site aparecendo na primeira página do Google organicamente. Para isso é preciso: otimizar seu site, ter uma boa versão do seu site para celulares, usar as palavras-chave certas e disponibilizar conteúdos de qualidade e relevância com as palavras-chave encontradas na hora de montar a estratégia de SEO.

 

 

 

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