5 práticas ruins que você deve parar de usar nas redes sociais da sua empresa

25 Jul 2017

 

O marketing digital não é uma receita de bolo, existem várias variáveis como: perfil do público, segmento da empresa, verba disponível para investimento, etc. Mas com algumas dicas você conseguirá dar um passo a frente e manter as suas redes sociais mais profissionais, agregando valor a sua marca.

 

Confira as dicas:

 

1 – Misturar o pessoal do profissional

Você é você e sua empresa é sua empresa. Você não deve utilizar suas redes sociais pessoais como redes sociais da empresa.

Sua marca, mesmo que com posicionamento descontraído e informal, deve ter redes sociais próprias e profissionais e o conteúdo postado precisa ter relação com o seu produto e/ou serviço. Nada de marcar fotos do final de semana ou postar sobre assuntos polêmicos, que possa gerar discussões negativas no seu feed.

 

2 – Não atualizar a página com frequência

As redes sociais se tornaram uma referência para os clientes. Se as pessoas tiverem interesse pela sua marca elas vão procurar no Google, no Facebook, no Instagram... E se ela se deparar com uma página desatualizada a chance de desistirem do contato com você é grande.

Suas redes sociais se tornam um canal de relacionamento e nada melhor que o primeiro contato com clientes em potencial seja positivo.

 

3 –  Falar mal da concorrência

As redes sociais da sua marca servem para promover sua empresa. Serve para você se tornar referência no seu segmento. Gaste energia produzindo conteúdo para isso.

Ninguém gosta de ficar vendo no feed informações negativas. Falar mal da concorrência nas suas redes só queimará a imagem da sua empresa.

 

4- Postar sobre política e religião

As redes sociais são para comunicar sobre sua empresa, sobre o seu segmento. A menos que você administre uma página de partido político ou de alguma igreja, não toque em assuntos que possam gerar discussões e palavras de ódio contra sua marca ou entre os seguidores. 

A página da empresa não é para você postar assuntos ou opiniões pessoais. Seu foco precisa ser oferecer conteúdo de qualidade relacionado ao seu mercado.

 

5 - Não ouvir o cliente

Um cliente em potencial pesquisa sobre o segmento da sua empresa no Google e acha suas redes sociais. Ele se interessa, envia uma mensagem no perfil da empresa, mas não é respondido! 

E assim, você perde mais um cliente.

Não deixe nenhum cliente sem resposta. As pessoas gostam de saber que o outro está disponível para ela.

Também não é uma boa ideia apagar os comentários que você não gostou. Tente responder da melhor maneira possível, sem render muito o assunto, caso ele seja negativo. 

Apagar o comentário só vai fazer com que a pessoa fique com raiva e queria ir para outros canais de comunicação falar mal da sua marca.

 

Com essas dicas do marketing digital você conseguirá manter suas redes sociais de forma ética e sociável, sem maiores problemas para você e para sua marca.

 

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