Como o tom de voz pode ajudar no relacionamento com o cliente?

12 Jul 2017

A importância de definir o tom de voz da sua marca.

 

O tom de voz da marca tem muita relação com o posicionamento e personalidade da sua empresa. É a forma e linguagem que ela vai utilizar com o público at ravés dos canais de comunicação do marketing digital.

 

Assim como uma pessoa, as empresas também tem personalidade e você, como empresário, precisa saber qual é a da sua. Se você ainda não sabe, pense assim: se sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade e comportamentos ela teria? Quais adjetivos se encaixariam bem?

 

A partir daí você consegue entender melhor sua marca e construir seu tom de voz. Mas não se deixe influenciar por seus desejos e sua personalidade, você precisa levar em consideração o perfil do seu cliente também e não só os valores da sua empresa.

A partir da personalidade e adjetivos que você construiu pense em qual tom de voz melhor traduz seu propósito: simpática, formal, divertida, séria, positiva, animada, etc.

 

 

Mas por que isso é tão importante?

 

Primeiro porque você consegue padronizar a forma que sua empresa comunica com seu público. Desde um atendente até um social media, todos se comunicarão com um único tom de voz.

 

Imagine se você contrata dois estagiários, um para a parte da manhã e outro para a parte da tarde. Ambos estão encarregados de responder todos os emails que são enviados pelo formulário de contato do seu site. O estagiário da manhã escreve formalmente, chamando a todos de senhores e senhoras e o estagiário da tarde responde os emails começando com ‘Querida, como você tá?’.

 

Seria péssimo para a imagem da sua empresa ter comunicações tão diferentes da manhã para a tarde. Isso poderia deixar seus clientes confusos, eles sendo jovem ou de meia idade.

 

Além disso, você precisa conversar com seu cliente de uma forma que ele se sinta confortável. Se seu público são homens, executivos, de 35 a 60 e casados, não pegaria bem um email da sua empresa chamando-os de queridos, parceiros, amigos ou algo do tipo.

 

É por isso que é tão importante definir o tom de voz da sua marca. Você padroniza a forma de se comunicar e conversa com seu cliente de uma forma que ele se sinta bem.

 

Assim, ele terá afinidade com sua marca e será um cliente recorrente, além de sempre lembrar de você na hora de indicar para um amigo!

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