• Carol Werneck, Gerencia de Projetos

O e-mail marketing morreu?

Atualizado: Fev 29

É! Com esse tanto de dado positivo, nem precisamos defender o uso do e-mail marketing. :D De qualquer forma, respondendo a pergunta do título desse texto: Não. O e-mail marketing não morreu.


Na verdade, ele tem sido uma das principais ferramentas quando pensamos em marketing digital focado no inbound marketing. Já que a ideia é captar o e-mail do potencial cliente e nutri-lo com informações, materiais ricos... até que ele se torne um cliente ativo.


Seguem aí algumas dicas para fazer seu e-mail marketing brilhar, mas primeiro...


Como construir seu mailing?


A dica número 1 é: Não compre uma lista de e-mail. Em hipótese alguma. Uma lista comprada pode:


- Ter pessoas que não querem receber seu e-mail e vão acabar te denunciando como spam (isso é ruim para sua empresa. Você pode acabar caindo em uma “Black list”).


- Ter e-mails muito antigos que já nem existem mais vai fazer com que sua lista tenha poucas opções de bons e-mails. Sua plataforma de disparo vai avaliar a sua lista como uma lista ruim. (isso pode fazer com que a plataforma de disparo até bloqueie a sua conta)

- Além disso, quem vende uma lista de e-mail está cometendo um crime, já que o e-mail de uma pessoa é considerado uma informação privada e não pode ser divulgado sem o consentimento dela.


Então a melhor forma de construir um bom mailing é capturando leads, um a um. Veja abaixo algumas opções:


- Pop-up no seu site para as pessoas cadastrarem seu e-mail para receber sua newsletter;


- Você fazendo um pequeno cadastro dos clientes que compram na sua loja de forma física (assim você pode pedir o e-mail);


- Oferecer materiais ricos em landing pages com formulários de cadastro. A ideia aqui é que você faça um material bem profundo sobre a sua área ou mercado e ofereça para os usuários das suas redes sociais, por exemplo, em troca o precisa preencher um formulário e um dos campos será o e-mail.


- Crie estratégias de anúncios nas redes sociais com esse objetivo. Já que é possível fazer um anúncio no Facebook, por exemplo, onde a pessoa clica em um botão e abre um formulário para ela preencher.


Mas lembre-se, o usuário só vai deixar o e-mail dele se ele achar o seu conteúdo interessante.


Estruturando o e-mail marketing


Assunto

O assunto é sem dúvida uma das partes mais importantes do e-mail marketing! É ele que vai fazer com que a pessoa tenha vontade de abrir o seu e-mail.


A maioria das pessoas recebem inúmeros e-mails por dia e se o assunto do seu e-mail for sem graça, automaticamente as pessoas vão excluí-lo ou simplesmente passar para o próximo e-mail da caixa de entrada.


Então seja criativo, mas não invente algo que não tenha relação nenhuma com o que está de fato no corpo do e-mail. Assim, você frustra o usuário e ele pode acabar saindo da sua lista, o que chamamos de unsuscribe.


Conteúdo

No corpo do e-mail você deve escrever o seu objetivo de forma clara e sucinta. Vai vender um produto? Oferecer um material rico? Um cupom de desconto?


Seja claro, criativo e objetivo. Ninguém tem tempo pra ler um e-mail ‘testamento’. E não se esqueça, aqui é a hora de fazer a conexão com o seu assunto. Valem imagens, textos, vídeos, infográficos... mas não se esqueça: o e-mail não deve ser só uma imagem, porque a plataforma pode considerar como spam. O ideal é que você consiga mesclar imagens (salvas em .jpeg) e textos escrito no próprio e-mail.


Links

Não se esqueça de colocar os possíveis links no e-mail. Link seu site, para gerar mais tráfego nele. Link suas redes sociais, para o usuário ter acesso a mais informações sua e até fazer parte da sua comunidade no Facebook ou Instagram, por exemplo.


Link seus textos de blog. Não coloque textos extensos no e-mail. Faça uma chamada criativa e chame o usuário para ‘ler mais’ lá no blog, assim você gera mais tráfego (isso é ótimo para seu ranqueamento no Google).


Link seu Whatsapp Business, para facilitar a comunicação dos usuários com a sua equipe.

Enfim, link tudo o que você puder, mas de forma discreta. Não faça um botão ‘Clique Aqui’para cada uma dessas coisas.


Deixe os ícones das redes sociais com seus devidos links no final do e-mail, por exemplo. Caso o objetivo principal do e-mail não seja levar os usuários para as redes sociais.


Call to action

Você pode colocar links em tudo, mas o seu e-mail marketing deve ter um objetivo principal e a ação que leva a esse objetivo deve ser bem trabalhada.


Por exemplo:

Vamos supor que o objetivo do seu e-mail é gerar mais tráfego no seu blog, você criou um texto novo no blog e você tem um mailing que foi criado a partir de um pop-up no seu site com os dizeres: ‘Já vai? Então deixa aqui seu e-mail para você receber informações legais sobre o nosso mercado.’


Seu objetivo é contar para esse mailing que tem texto novo no blog, correto?

Então, toda a construção desse seu e-mail marketing deve ser em torno disso. Assunto, título, imagens e botão principal (que deve ter um link para o texto do blog).

Este botão deve ser o principal. Seu e-mail precisa fazer com que o usuário tenha vontade de clica-lo.


Todos os outros links serão secundários.


Disparo e frequência

Depois de tudo montado, mailing, e-mail com assunto, conteúdo, links e call to action é hora de disparar.


A gente não citou a cima, mas o ideal é que você já tenha uma plataforma de disparo. Não funciona enviar e-mail marketing do seu próprio e-mail um a um. Além do e-mail de envio poder bloquear, você não consegue acompanhar os resultados.


Então, se você chegou até aqui, mas ainda não escolheu a plataforma de disparo, pare tudo o que estiver fazendo e vá pesquisar. Hoje existem inúmeras empresas que oferecem esse serviço e dependendo do tamanho do seu mailing o disparo pode ser gratuito.

Agora, se você já sabe qual plataforma vai utilizar, basta definir o melhor dia e horário e disparar.


Não existe muita regra para o horário e dia do envia. O ideal é que no início você faça testes com dias e horários diferentes e verifique quais se saíram melhor. Um dica que podemos dar é que GERALMENTE, e-mails enviados às 7:50h e 13:30h performam melhor. Mas isso não é um regra. O melhor é testar.


Em relação a frequência, não encha a caixa de entrada do seu mailing. Tenha bom senso. Principalmente se for e-mail marketing vendendo algo. A chance das pessoas saírem do seu mailing porque estão recebendo e-mail demais é alta. Que tal começar com e-mails quinzenais ou semanais, intercalando conteúdo e promoção/produto, por exemplo.


Métricas do e-mail marketing


As plataformas de disparo oferecem várias métricas para você analisar, mas será que você precisa de toda aquela informação?


Foque em:

- Saber se os e-mails foram enviados. Qual foi a taxa de envio.

- Quantos e-mails foram abertos.

- Quantas pessoas clicaram no link principal.

- Quantas pessoas pediram para sair da sua lista.


Com essas informações você consegue saber se seu mailing é bom (taxa de envio/recebimento), se as pessoas se interessaram pelo seu assunto (quantas pessoas abriram), se o conteúdo estava legal a ponto das pessoas quererem clicar no botão principal e consegue comparar se o número de pessoas que pediram para sair foi relativamente grande em relação aos outros dados citados acima (isso quer dizer que seu e-mail não foi bom, as pessoas não gostaram a ponto de não querer receber mais conteúdo como aquele).


Monitorando os resultados


Agora que você sabe em quais dados focar para saber se o seu e-mail marketing deu resultado, pense sobre a frequência que você vai monitorar os resultados.


Não adianta disparar e ficar atualizando a página da plataforma de disparo para ver se as pessoas estão abrindo. Isso só servirá para gastar o seu tempo. Espere pelo menos 24h para avaliar a performance do e-mail (isso se o e-mail não for de uma promoção relâmpago, por exemplo.)


24h é um prazo bom para você mensurar os seus dados e para você gerar um parâmetro para os próximos disparos.


Ah, e não esqueça de comparar os resultados de e-mail por e-mail que você for disparando. Porque é a partir dessa comparação que você vai perceber qual horário, tipo de assunto, tipo de botão... performa melhor com seu mailing. Anote tudo.


E se tiver qualquer dúvida, entre em contato comigo aqui na Agência HOPO.


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